Como o Cérebro Guarda a Informação

By | 20 de novembro de 2016

Para melhor compreender o processo, imaginemos um computador que ao digitamos, no editor de texto, a letra (A) por exemplo, o teclado envia um código (em binário, (01000001) para a memória de rascunho, a memória RAM (Random Access Memory = Memoria de Acesso Não sequencial).

 

Essa memória é pequena e provisória. Caso falte energia de repente, todo seu conteúdo será perdido.

Para evitar esse transtorno existe o chamado no-break (sem parada) que, alimentado por uma bateria interna, mantém o fornecimento de energia até que dê tempo para salvar o que foi digitado na RAM.

 Salvar significa fazer uma cópia do conteúdo da RAM, e enviar para gravar no HD (Hard Disk – Disco Rígido), na memória magnética e permanente.

Quando você desliga o computador, o conteúdo da RAM se perde, enquanto o do HD é mantido para uso posterior. Pois, a capacidade do HD é muitas vezes maior que a RAM.

Aula Gratuita Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano

 RAM & HD de seu cérebro

Como você já deve ter notado, enquanto quase todas as pessoas mundo sabem “salvar” (armazenar) no micro, poucas sabem “salvar” (armazenar) no cérebro, o conhecimento de forma permanente.

No cérebro humano existem, entre outras coisas, três estruturas.

 

As três memórias: uma responsável pela manutenção do corpo; uma equivalente memória RAM e uma a  memória HD.

No Reptiliano está a memória de preservação da vida, batimento cardíaco, respiração, digestão, locomoção básica, emoções primitivas: medo, desejo, alimentos, sexo e raiva. Procura só fazer o esforço necessário para conseguir sobreviver e poupar energia para manter as funções básicas.

Já ouviu falar que nosso maior inimigo é nosso cérebro, pois é aqui que mora o sabotador, o pessimista que te impede de evoluir.

Tende a duvidar, a ter objeções, buscar pelo negativo por medo de ser uma fraude, quer a acomodação, não quer esforço para não perder energia. Onde as crenças limitantes parece ter sua origem.

Todas as informações que nosso cérebro recebe, entram primeiro por ele, e só passam para um nível mais profundo de processamento, se para ele, forem interessantes, simples e fáceis de serem processadas. Ele não processa nada que seja muito complicado, por isso a informação tem que ser interessante e simples.

No Sistema Límbico fica a de CURTO PRAZO (RAM), muito provisória onde é fácil de escrever, apagar, porém guarda apenas rascunhos, abriga a fração menos inteligente de sua mente. As informações que absorvemos são colocadas de forma instável.

No Neocórtex a de LONGO PRAZO (HD), armazena uma quantidade gigantesca de dados. Todavia para aproveitar esse potencial, você deve ser capaz de escrever (salvar) em seu córtex, não é muito fácil. Pois, as informações são retidas de forma bem diferente do computador. Só será retida de maneira permanente se as ligações os neurônios forem alteradas.

O armazenamento no neocórtex é tomado com base na carga emocional, associada a cada fragmento de informação e não à carga racional. Ou seja, a emoção trágica, triste, prazerosa e alegre será escrita, durante o sono, na memória de longo prazo (HD), por outro lado, tédio, indiferença, de maneira a não abalá-lo(a) nem positiva nem negativamente, com certeza ela será descartada durante a noite.

 

#AprovaçãoéDecisão

Gostou deste artigo? Então compartilhe e ajude outros concurseiros.

 

Be Sociable, Share!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.