Concursos Públicos que utilizam as notas do ENEM

By | 8 de novembro de 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado por milhões de candidatos em todo o país, e está ganhando uma importância enorme em todo o Brasil. A pontuação do Enem poderá ser utilizada de diversas maneiras:

Concorrer a uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu);

Disputar a uma vaga no Programa Universidade Para Todos (Prouni);

Seleções do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec);

Solicitar o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies); para disputa por bolsas do programa Ciência sem Fronteiras.

Ingressar em um curso de ensino superior;

Estudar no exterior no programa sem fronteiras; e

Obter o certificado de conclusão do ensino médio.

 Além dessas portas que o Enem já abre aos estudantes do ensino médio, a dos concursos públicos começou a ser aberta.

O fato é que algumas instituições já consideram a nota da prova objetiva do Enem como critério de classificação em concursos. Essa realidade é constatada em dois editais:

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)

– A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em Belo Horizonte (MG), confira acessando o edital na clicando no link abaixo:

 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O Concurso Público será regido por este Edital, por seus anexos, avisos complementares e eventuais retificações.
1.2. O Concurso Público de que trata este Edital visa o provimento de 40 (quarenta) vagas do cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG).
1.3. O Concurso Público de que trata este Edital será realizado em 2 (duas) etapas, sendo elas: a. Primeira Etapa: Provas Objetivas e de Redação, correspondentes ao Exame Nacional do Ensino Médio de 2016 (ENEM 2016), de caráter eliminatório e classificatório; b. Segunda Etapa: curso de graduação em Administração Pública (CSAP), ministrado pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, de caráter eliminatório.
Edital SEPLAG/FJP nº. 001 /2016

A Polícia Militar da Paraíba (PM/PB)

 – A Polícia Militar da Paraíba (PM/PB) lançou este ano no edital de concurso público para o Curso de Formação de Oficiais, para participar do certame, além de diversos outros requisitos, era necessário estar inscrito no Enem. Confira acessando o edital na clicando no link abaixo:

 3. DAS INSCRIÇÕES
3.1. Para efeito deste Concurso, somente será considerado(a) candidato(a), aquele(a) que se inscrever, obrigatoriamente, para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2016), a ser realizado sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, cujo etapa servirá como Exame Intelectual e, posteriormente, deverá se inscrever no site da Polícia Militar do Estado da Paraíba, para concorrer nas etapas subsequentes do certame (Exames Psicológico, Exame de Saúde e Exame de Aptidão Física), bem como Avaliação Social, somente para os candidatos convocados para a matrícula no Curso de Formação de Oficiais.
Edital n.º 001/2016 CFO PM-2017

 Diante disso, leia os editais dos concursos públicos que deseja se inscrever, observando se consta esse requisito, e preste atenção à sua pontuação do Enem, caso tenha obtido uma boa pontuação, ela poderá já ter aberto alguma porta, que talvez você ainda não saiba. Isso proporcionará oportunidades em algum concurso público.

Conheça os Cursos 24 Horas

#AprovaçãoéDecisão

Gostou deste artigo? Então compartilhe e ajude outros concurseiros.

 

Be Sociable, Share!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.