A Curva do Esquecimento
O cientista alemão Hermann Hebbinghaus, descobriu que o ser humano esquece a maior parte daquilo que estudou nas primeiras 48 horas. No período de 30 dias o esquecimento vai caindo mais lentamente e chega a aproximadamente 80%.
Já que você assumiu o compromisso de ser aprovado em um concurso público precisa estar consciente da curva do esquecimento. E praticar um método para interrompê-la, fixando o que foi estudado na memória de longo prazo.
Sistema de Revisões Espaçadas (SER)
Consiste em rever o conteúdo estudado em períodos cada vez mais espaçados no tempo.
O autor Alberto Dell’Isola, conhecido como “o homem-memória brasileiro”, do livro “Supermemória – Você também pode ter uma” recomenda três passos:
Nas primeiras 24 horas após a sessão de estudo, de uma hora, faça uma revisão de 10 minutos. Use fichas-resumo, releia o que você escreveu no seu caderno ou grave trechos da aula para ouvi-los depois.
No sétimo dia após a sessão de estudo (uma semana depois) faça uma revisão de 5 minutos.
Ao final de 30 dias, faça uma revisão durante 2 a 4 minutos e isso deverá ser suficiente para ajudá-lo a se lembrar novamente do que estudou.
Vale a pena tentar! São poucos minutos (você só precisa revisar no máximo durante 10 minutos uma sessão de uma hora).
Recuperação da Informação
Ao estudar a descoberta de Ebbinghaus outro cientista alemão, Sebastian Leitner, introduziu o conceito de recuperação. É mais eficiente tentar recuperar a informação, testando a si mesmo. Isso pode ser feito por meio de perguntas escritas em fichas ou cartões, de um lado a pergunta e no verso a resposta e, também usando flashcards, por exemplo.
Colocar todas as fichas na caixa do centro.
Retirar uma fazer a pergunta e responder.
Caso acerte coloca na caixa verde.
Se errar colocar na caixa amarela.
Retirar as fichas da caixa amarela e colocar na caixa azul e repetir o exercício. Lembre-se quando você escreve estará fixando na memória. (O que faço aprendo).
Ao acertar a resposta, você vai aumentar o tempo de revisão do cartão. Se errar, vai ter que rever em um tempo menor.
O LIMITE ESTÁ NA SUA MENTE!
“Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo.” Arthur Schopenhauer. O mundo é maior do que aquilo que você está vendo.
Como Jovem com apenas 22 anos, conseguiu ser Aprovado e Nomeado em 10 Concursos Federais.
>>> Link para Assistir ao Vídeo
“A Aprovação é uma Decisão”
Gostou deste artigo? Então compartilhe e ajude outros concurseiros.